Alho mill

DDA MOBILE IDEAS

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VÍTIMAS DO INCÊNDIO SERÃO HOMENAGEADAS

Vítimas de incêndio na Antártida serão homenageadas nesta terça-feira

Peritos da Marinha seguiram para a Antártida para analisar causas do acidente

A Marinha do Brasil divulgou, na noite desta segunda-feira (27), uma nota oficial detalhando os desdobramentos do incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida, na madrugada do domingo (26). De acordo com a corporação, está marcada para a manhã desta terça-feira (28), na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, uma cerimônia em homenagem às vítimas da tragédia, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.

O voo com 41 brasileiros que estavam na base da Marinha na Antártida no momento do incêndio chegou na madrugada desta segunda-feira (27) ao Rio de Janeiro. A equipe que desembarcou é formada por 26 pesquisadores, 12 operários do arsenal da Marinha, um alpinista, um funcionário do Ministério do Meio Ambiente e um militar ferido.

“O militar ferido, Primeiro-Sargento Luciano Gomes Medeiros, foi transferido para o Hospital Naval Marcílio Dias (no Rio), onde permanece em tratamento e observação, com estado de saúde estável”, afirma a nota.
A Marinha acrescenta que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) saiu do Brasil rumo ao Chile na noite do domingo (26) e no fim da manhã desta segunda seguiu para a Base chilena Eduardo Frei, na Antártida, para buscar os corpos dos militares que morreram no incêndio.

Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, os corpos do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e do sargento Roberto Lopes dos Santos, que estão na base chilena, devem chegar ao Rio na terça-feira (28). Na mesma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) seguiram sete peritos da Marinha encarregados de analisar a causa do incêndio na base brasileira.

70% destruído

De acordo com a Marinha, o chefe da estação e mais três integrantes do grupo já retornaram à base para uma avaliação inicial dos danos. De acordo com essa avaliação preliminar, aproximadamente 70% das instalações foram destruídas pelo fogo.



O prédio principal da base, onde ficavam a parte habitável e alguns laboratórios de pesquisas, foi completamente atingido pelo incêndio, tendo permanecidos intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência), os laboratórios (de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera), os tanques de combustíveis e o heliponto da estação, que são estruturas isoladas do prédio principal.

A Estação Antártica Comandante Ferraz completou 30 anos em janeiro deste ano. A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por pesquisadores e militares da Marinha do Brasil, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação tem laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário